dicas rmc
para um
bom trânsito

Câmbio Automático X Automatizado: entenda as diferenças

Com a crescente popularização dos câmbios automáticos e automatizados no Brasil nas últimas duas décadas, muitas opções foram lançadas no mercado automotivo. 

O fato de ambos os tipos oferecerem um carro sem embreagem, dispensando a necessidade da troca manual de marchas, faz com que muitos consumidores os confundam e até mesmo considerem que estão investindo em determinada funcionalidade, quando na verdade, trata-se de outra. 

O câmbio automático possui estrutura complexa e é mais caro, sendo gerenciado pelo conversor de torque. Já o automatizado (com mono ou dupla embreagem) é mais simples, com estrutura próxima a do modelo mecânico, porém, controlada por módulo eletrônico e atuadores hidráulicos.

Segundo especialistas, cada sistema influencia de forma distinta no desempenho do veículo. 

TIPOS DE CÂMBIO

Os câmbios automáticos podem ter 3,4,5,6,8 e até 9 velocidades. O número de marchas depende do projeto do câmbio e das necessidades do veículo, sendo que este número também pode variar dos valores informados acima. Já os automatizados contam com uma ou dupla embreagem. Esse número de  embreagens e marchas depende do projeto do câmbio e necessidades do veículo.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS 

Automático
O principal diferencial está na concepção interna. No câmbio automático, a transmissão de movimento do motor para o câmbio é realizado por meio do conversor de torque. As mudanças de marchas são realizadas por pressão hidráulica e controladas pelo módulo eletrônico e corpo de válvulas, atuando em pacotes de embreagens e freios, variando assim as possíveis relações das engrenagens internas.
  
Automatizado
Já no câmbio automatizado, sua concepção interna é semelhante ao câmbio mecânico (manual) convencional, onde as trocas de marchas são controladas por um módulo eletrônico e atuadores hidráulicos. A transmissão de movimento do motor é intermediada pela embreagem, também controlada eletronicamente e acionada por atuadores hidráulicos.

VANTAGENS COMUNS AOS DOIS TIPOS DE CÂMBIO

- Mudanças suaves de marchas;
- Seleção automática das velocidades apropriadas às condições da condução;
- Redução da fadiga ao dirigir;
- Ambos impedem que o conjunto motriz fique sobrecarregado;
- Ambos aumentam a vida útil dos componentes da transmissão;
- O motorista consegue direcionar mais atenção ao trânsito;

VANTAGENS do câmbio automático

Pode proporcionar uma saída e a mudança de marchas mais suaves devido ao conversor de torque e programação do módulo. No arranque do veículo em subidas, dependendo da inclinação, o câmbio proporciona um movimento contínuo para frente. 
 
VANTAGENS do câmbio Automatizado

Possui menor complexidade interna, podendo ter uma manutenção mais barata, onde a ocorrência mais comum é a troca da embreagem. Por ser mais leve, pode ser usado em veículos com motores menores e assim proporcionar um consumo de combustível menor.

DESVANTAGENS do câmbio Automático
Devido à maior complexidade interna, pode ter uma manutenção mais cara e realizada somente em oficinas especializadas. O preço do componente também pode ser mais elevado. Mais pesado, o automático geralmente acompanha veículos com motores maiores e consequentemente gerando consumo maior de combustível. Porém, isso não é uma regra. Dependendo do modelo de transmissão do veículo ldquo; quanto maior o número de relações de marchas - ele pode até beneficiar a relação de consumo. 
 
DESVANTAGENS do câmbio Automatizado
Dependendo da programação da transmissão, o câmbio automatizado pode gerar solavancos nas trocas de marchas. Em subidas, pode haver retorno do veículo dependendo de sua inclinação e até o acoplamento total da embreagem. Porém, alguns modelos já possuem sistema integrado com os freios que só permitem que sejam liberados após a ativação do acelerador.

Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/

Volte ou veja mais dicas

Faça Download do aplicativo

e tenha 20% de desconto em sua chamada ou agendamento do veículo, além de acompanha-lo em tempo real.*

*Desconto válido apenas para pagamento em dinheiro.

0800 11 5002193621.2000193468.2000

© RMC Rádiotáxi - Todos os direitos reservados.